Política

O vereador Alexandre Pinzon Vargas, do Republicanos, apresentou recentemente o projeto “Escola Segura” em Santa Maria. Atualmente, o projeto está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores e deve receber um parecer favorável nos próximos dias.

O objetivo da lei é realizar ações preventivas à violência e à criminalidade, direcionadas aos membros da comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino. Um dos principais pontos do projeto é a instalação de câmeras de vídeomonitoriamento nas dependências e cercanias das EMEIs e EMEFs.   O sistema de vídeomonitoramento é apontado como grande aliado no combate à criminalidade.

“É preciso entender que a segurança pública deve ser vista como um conjunto amplo de ações e nesse contexto é de fundamental importância a participação dos entes públicos de segurança através de parcerias e convênios a fim de possibilitar realizações de palestras por pessoas capacitadas para esse fim, abordando temas relacionados à violência e criminalidade”, ressaltou o vereador.

Ainda conforme levantamento realizado pelo vereador, 50% das escolas da rede municipal já sofreram furtos ou assaltos.

“Queremos proporcionar mais segurança para todos, sejam para alunos, professores e demais servidores, por esta razão espero a apreciação e aprovação deste projeto”, finalizou Vargas.

 

Foto: Arquivo pessoal/Divulgação