Diretores do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região estiveram na Câmara de Vereadores de Santa Maria, na terça-feira (26), reivindicando o apoio dos parlamentares contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 280/2019. Foi apresentada uma Carta de Apoio que reivindica a extinção da proposta na Assembleia Legislativa.

A PEC, apresentada pelo deputado estadual Sérgio Turra (PP) e mais 24 parlamentares, revoga os incisos 2º e 5º do artigo 22 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, retirando do texto constitucional a exigência de plebiscito para a eventual venda de empresas públicas.

Ou seja, caso seja aprovada na Assembleia Legislativa, a PEC 280/2019 permitirá ao governo Eduardo Leite (PSDB) vender o Banrisul, a Procergs e a Corsan sem antes consultar o povo gaúcho.

O diretor do Sindicato dos Bancários, Claudenir Freitas, utilizou a Tribuna Livre do Parlamento para expor a situação. Ele lembrou que o Banrisul é uma empresa lucrativa e que está presente em todos os 25 municípios da base de atuação do Sindicato. Caso seja vendido, a tendência é que agências de pequenas cidades sejam fechadas.

“O que vai acontecer com as pessoas que moram em Pinhal Grande, Ivorá e Nova Esperança do Sul? Eles vão onde sem o Banco do Estado? E um banco que dá lucro e que é usado hoje para emprestar dinheiro ao servidor porque o governo não paga o seu salário”, alertou Freitas.

Logo depois, os vereadores conversaram com os dirigentes sindicais Claudenir Freitas, Tadeu Menzes e Margarete Thomasi. A maioria dos parlamentares assinou a Carta de Apoio pela extinção da PEC.

Na tribuna, os vereadores Valdir Oliveira (PT), Jorge Trindade – Jorjão (Rede), Alexandre Vargas (Republicanos) e Manoel Badke – Maneco (DEM) demonstraram apoio à luta dos bancários e de outras categorias que reivindicam a extinção da proposta.

CCJ

A PEC encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. O deputado estadual Elizandro Sabino (PTB), relator da proposta, deverá apresentar o seu parecer no dia 3 de dezembro.

Enquanto isso, sindicatos dos bancários de todo o Estado vêm se mobilizando para aprovar moções contra a PEC nas Câmaras de Vereadores. Na região de Santa Maria, por exemplo, já foram 12 moções aprovadas.

Bancários nas galerias da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Foto Maiquel Rosauro

 

Fonte: assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários de SM e Região