A Prefeitura de Santa Maria, junto da Brigada Militar e da Polícia Civil, apresentou, oficialmente, na manhã desta sexta-feira (14), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para o Comando de Segurança Estadual.

Localizado na Avenida Medianeira, 91, no Bairro Medianeira, o prédio que abriga o Ciosp recebeu uma visita técnica de autoridades em segurança pública no Estado, como o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que também é o secretário Estadual de Segurança Pública, e a chefe de Polícia Civil no Rio Grande do Sul, a delegada Nadine Anflor.

“Excelência absoluta. Foi o que vi durante a visita ao Ciosp. É a tecnologia a serviço da segurança pública. Foi uma satisfação ver o nível de integração entre os órgãos de segurança. É tudo que um administrador quer. Santa Maria, definitivamente, está de parabéns. É um Município exemplo para os demais”, elogiou o vice-governador Ranolfo.

No segundo andar do prédio, ficam os serviços de telefonia e monitoramento da Guarda Municipal e da Brigada Militar. Já no primeiro andar, ficará a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), hoje localizada na Rua dos Andradas. A previsão é de que ela comece a operar no novo endereço em até 20 dias.

“Haverá um novo espaço digno para o desenvolvimento do trabalho dos servidores e para o atendimento à população. Isso é qualificação na prestação de serviços públicos para todos os cidadãos. A integração entre as forças de segurança de Santa Maria é algo que só beneficia o Município. Muito obrigada a todos que tornaram essa estrutura possível, a todos os homens e mulheres que trabalham todos os dias para garantir a segurança da população”, disse a delegada Nadine.

Agora, Santa Maria, oficialmente, está com os órgãos de segurança trabalhando de forma integrada, seja para coibir ou investigar crimes. Ganha a população de Santa Maria. Temos a certeza de que haverá queda nos índices de criminalidade”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

Investimento

A adequação na estrutura física do prédio onde funciona o Ciosp foi viabilizada pelo Consepro, com recursos obtidos junto ao Ministério Público do Trabalho e à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). O investimento foi de cerca de R$ 600 mil.

O Município de Santa Maria, com recursos do Ministério do Trabalho, investe R$ 499.258,90 mensais na estrutura do Ciosp.

 

Fonte: assessoria de imprensa da PMSM

Fotos e vídeo: PMSM/Divulgação