Moradores de Santa Maria passam a contar com 64% de cobertura de esgotamento sanitário. O Executivo Municipal recebeu a importante notícia da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) durante a entrega do novo módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), estação Lorenzi, no Bairro Lorenzi, Região Sul da cidade, na tarde desta quinta-feira (3). A nova estrutura está apta para receber todo o efluente coletado no Município e, com isso, duplicará a capacidade operacional do sistema passando dos atuais 260 litros para 520 litros por segundo. Isso representa mais de 48 milhões de litros de esgoto tratados por dia. O investimento na obra é de R$ 38 milhões, o que garante mais saúde e bem-estar à população.
A implantação do novo módulo é um dos compromissos assumidos pela Corsan junto à Prefeitura antes da venda da Companhia para a Aegea. A presidente da Companhia, Samanta Takimi, fez a entrega oficial da obra ao prefeito Jorge Pozzobom.
“Tenho certeza absoluta de que, hoje, estamos aqui tratando não só de saneamento. Estamos tratando da saúde das pessoas, e isso é o mais importante. O que interessa para a população é ter água pura nas suas casas, e também com o tratamento do esgoto. A Corsan sempre foi parceira do Município de Santa Maria, e quero ressaltar que todos os compromissos que a Companhia assumiu com a Prefeitura estão sendo rigorosamente cumpridos. Para todos nós, esse momento é especial, só temos a comemorar. Por isso, em nome da presidente Samanta, agradeço, de coração, a toda a equipe da Corsan, que é parceira do Município”, manifestou o prefeito.
Durante o ato de entrega informal, a presidente Samanta externou a satisfação da obra proporcionar um grande avanço na cidade.
“A Corsan evoluiu e se qualificou, o serviço está dando um salto na qualidade de vida dos munícipes. Então, esse é um momento de comemoração e gratidão a todos que trabalharam muito para chegar à meta. Agradecemos a parceria com a Prefeitura, e pelo voto de confiança do prefeito Jorge sinalizando que a execução dessa obra era possível. Hoje entregamos a estação de tratamento mais moderna do Estado”, destacou a presidente Samanta.
Saiba mais
Conforme adiantou o superintendente Regional da Corsan, José Epstein, a estrutura que fica na Rua Dom Atalício Pithan, Vila Lorenzi, foi ampliada para poder receber o esgoto de novos bairros onde foram feitas redes recentemente, como as de Camobi, Dom Antônio Reis, Residencial Lopes e Parque Pinheiro Machado. Com isso, a previsão é de que em 2024, o módulo atenda a demanda de coleta e tratamento de esgoto de 85% da cidade, e cerca de 16 mil imóveis terão condições de serem ligados à rede de esgoto. Assim, Santa Maria será a cidade do Estado com maior cobertura de esgotamento sanitário, do tipo separador absoluto, ou seja, o Município que tem rede separada de águas pluviais, que faz a coleta e separação final de seus efluentes.
Epstein recorda, também, que o Novo Marco Regulatório do Saneamento estabelece que até 2033, todos os municípios do Brasil deverão atingir no mínimo 90% de cobertura de esgotamento sanitário. O Rio Grande do Sul tem este índice bem abaixo de outras regiões do país como um todo. O desafio é alavancar investimentos dentro do prazo previsto nesse índice de cobertura em todos os municípios, e Santa Maria está à frente deste índice.
A conclusão da estação de tratamento de esgoto Lorenzi estava prevista para ocorrer em julho deste ano, mas em função de atrasos de liberação de área da Perimetral, onde estará localizado o emissário, vai ser concluída em dezembro. A Corsan precisou alterar o traçado para concluir nesse prazo. A obra da Perimetral irá ligar a BR-392 até a Estrada de Pains, e conectar as regiões Sul e Leste da cidade. Os serviços tiveram início no último mês.
Autoridades, equipe da Corsan e imprensa acompanharam o ato e puderam conhecer o novo módulo ETE. Pela Prefeitura estiveram: o chefe de Gabinete Prefeito, Alexandre Lima; o Procurador do Município, Guilherme Cortez; o secretário Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa; o fiscal do contrato da Corsan, Yuri Vendruscolo; o superintendente de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, Ivan Nazaroff; e a secretária adjunta de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, Jéssica de Senne Schieffelbein. Representando a Câmara de Vereadores, o presidente Givago Ribeiro, acompanhado dos vereadores Alexandre Vargas, Manoel Badke, Juliano Soares e assessores do vereador Adelar Vargas. Pela Corsan estavam presentes o diretor executivo, Alexandre Barradas, o diretor de expansão, André Borges, o superintendente Regional da Corsan, José Epstein, e a gestora local, Andréia Zanini.
Ainda prestigiaram o momento a coordenadora executiva do Procon-SM, Márcia Moro da Rocha, e o presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), André Domingues.
Fonte: PMSM