Representantes da Prefeitura de Santa Maria e do Instituto Assistencial de Bem-estar Animal (Iabea) formalizaram o início das atividades de recolhimento de animais de tração e de cavalos soltos em vias públicas de Santa Maria. A assinatura de Ordem de Serviço ocorreu na tarde desta segunda-feira (21). O investimento do Executivo Municipal é de R$ 262.450,00 para que o Instituto execute os serviços em 180 dias úteis.
A parceria da Prefeitura com o Iabea se dá por meio de dispensa de licitação e consiste no serviço de manutenção, custos diretos e prestação de serviço de captura, recolhimento, transporte, acolhimento, tratamento, manutenção, guarda e destinação de animais de grande porte que estiverem soltos no Município.
Após a assinatura, o prefeito Jorge Pozzobom reforçou que a demanda faz parte do plano de governo desta gestão.
“Nunca desistimos de fazer este trabalho que é formalizar a parceria com o Iabea. Agradeço a todos os voluntários que colaboram na Instituição, pois é um trabalho feito com muito amor, 24 horas por dia, cuidando das pessoas e também dos animais. Hoje avançamos um grande passo com esta iniciativa. Além de cuidar dos animais, também estamos cuidando das pessoas que moram em Santa Maria. Meu agradecimento ao secretário Ponsi e toda a equipe da Mobilidade Urbana pelo trabalho que fazem quando um cavalo é encontrado na rua”, ressaltou o prefeito.
Para a diretora de relações públicas do Iabea, Elyeth Viana Bueno, esta é uma conquista de todos.
“Agradecemos todas as pessoas do Executivo Municipal que se emprenharam e entenderam a importância do trabalho que é realizado aqui no Instituto. O Iabea atua há 7 anos no Município, e seguirá cuidando e dando o destino adequado aos cavalos. Nossa equipe é formada por profissionais especializados em resgate e cuidado com os animais”, explicou Elyeth, representando o Instituto.
Na oportunidade, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, explicou que a demanda é antiga e muito aguardada por toda comunidade. A partir desta terça-feira (22), a operacionalização dos serviços se inicia oficialmente.
“Levamos 25 anos para resolver o problema. Por isso, este momento que estamos vivenciando é ímpar. Quando assumimos a Secretaria de Mobilidade Urbana, assumimos também o compromisso com Santa Maria porque temos muitos animais envolvidos em sinistros de trânsito. Nos últimos três anos, por exemplo, tivemos três óbitos envolvendo acidentes com cavalos soltos nas vias públicas. Trabalhamos cuidando da vida e da segurança das pessoas, e neste contexto, se estende aos animais que devem respeito e cuidado de todos”, lembrou o secretário Orion Ponsi.
Sobre o resgate e destino dos animais
O que pode e o que não pode:
A Prefeitura se baseia em uma metodologia para explicar a origem desses animais que são encontrados soltos em vias públicas, que são:
– Os animais podem ser soltos pela vontade do dono, terem sido abandonados ou há aqueles que são bem cuidados e fugiram;
– Após o cavalo ser resgatado pelo Iabea, haverá um prazo para que o proprietário reclame, isto é, procure e faça denúncia através do 153, no Ciosp. Caso ele queira ter o animal novamente, terá de fazer o ressarcimento de todos os custos envolvidos desde o recolhimento e durante o período que o animal enquanto esteve no Instituto;
– Já com relação aos demais animais encontrados nas vias públicas, é compromisso do Executivo Municipal que nenhum animal seja vendido ou destinado ao sacrifício. Assim, dentro do processo que o próprio Iabea já faz, eles serão doados a novos cuidadores. Isso só se dará após, decorrido um período em que o proprietário não reclamar e não aparecer, o Instituto buscar por famílias, propriedades rurais ou outras pessoas que queiram acolher esse animal como doação.
Dúvidas, informações ou denúncias sobre cavalos soltos em vias públicas, ligar no telefone 153, em qualquer dia e horário ou na Secretaria de Mobilidade Urbana, no (55) 3174-1545, de segunda a sexta-feira.
Fonte: PMSM
Foto: Marcelo Oliveira/PMSM/Divulgação