O Partido do Trabalhadores (PT) empossou em plenária municipal realizada neste final de semana seu novo presidente em Santa Maria. Ronei Lopes, 55 anos, sucederá a Sidinei Cardoso Pereira, dirigente que estava à frente do partido desde 2019 e vai ser candidato a vereador em 2024. Além de Ronei, também houve a recomposição do diretório e da executiva. Valdeci Oliveira e José Farret, dupla que encabeçará a chapa à Prefeitura nas eleições do ano que vem, estiveram presentes no ato.
“A nossa Executiva e o nosso Diretório vão realizar um planejamento estratégico para o próximo período, visando bastante, claro, a preparação do partido para as eleições do ano que vem. Certamente, nós vamos ter uma grande e qualificada nominata de candidatos e candidatas a vereador para ajudarem Valdeci e Farret a vencerem o pleito, o que não será fácil, mas que é possível com muito empenho, organização e união”, afirmou Lopes.
Quem é Ronei Lopes
Filiado ao PT desde 1997 e membro do diretório santa-mariense da sigla desde 2000, Ronei – que tem forte atuação nos movimentos comunitário e sindical e é pós-graduado em Gestão e Políticas Públicas – atuou nos governos Valdeci Oliveira (na área de Relações Comunitárias da Prefeitura de Santa Maria), e Tarso Genro (na Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã). Desde 2013, é assessor legislativo do deputado Valdeci.
Eleições de 2024
O deputado Valdeci Oliveira aproveitou a plenária para mobilizar os filiados para as eleições do próximo ano.
“Nós não vamos entrar de salto alto. A eleição do ano que vem será dura, difícil. Nós precisaremos trabalhar e lutar muito para vencer”, ressaltou.
Assim como Valdeci, o médico, ex-prefeito e ex-deputado estadual José Haidar Farret também discursos para os petistas.
“Vamos fazer uma campanha sem promessas e, acima de tudo, com salto baixo. Eu estou aqui justamente para fazer parte de uma frente de esperança. Esperança para diminuirmos a fome e a miséria e esperança para ajudarmos na habitação, na saúde, na educação, na agricultura familiar e no combate ao desemprego e às injustiças sociais”, afirmou.
Também participaram da plenária deste sábado os presidentes municipais do União Brasil (Marcelo Bisogno), PCdoB (Alexandre Pahim) e Rede (Henrique Garcia); as vereadoras Helen Cabral e Marina Callegaro; o vereador Valdir Oliveira; além de pré-candidatos e pré-candidatas ao Legislativo Municipal, dirigentes e militantes partidários e lideranças de movimentos sociais.
Comissão Executiva do PT-SM
Presidente: Ronei Paula Vieira Lopes;
1º vice-presidente: Raul César Vilaverde Gomes;
2º vice-presidente: Luciano Zanini Guerra;
Secretária Geral: Helen Martins Cabral;
Secretária de Organização: Diossana de Oliveira Schuch;
Secretária de Finanças: Glaucia Regina Oliveira Ribas;
Secretário de Formação: Sidinei Cardoso Pereira;
Secretário de Assuntos Institucional: Daniel Rangel Diniz;
Secretária de Comunicação: Emanuelle Roberta de Brito Somavila;
Secretário de Mobilização: Valdir Oliveira de Oliveira;
Secretário de Movimentos Populares e Política de Setoriais: Paulo Ricardo Cândido;
Vogais: Andreia Militz de Castro Turna e Celita da Silva;
Vereadora Líder da Bancada: Marina Maria Avila Callegaro;
Conselho Fiscal: Augusto Carvalho Silveira Guterres, Cibele Toniasso Moro Guerra, Eloisa de Cassia Dias Dutra, Jonatan Silva de Camargo, Lúcio Flávio Lautenschlager e Valmi dos Santos;
Comissão de Ética: Ana Luiza Britto Costa, Bruna Luana Ribeiro Kirchoff, Fabiana Ercolani de Oliveira, Julio César Espírito Santo Rocha, Paulo Volmar Rodrigues e Rafael Silveira Barboza.