A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou mais uma Operação Balada Segura para coibir o uso de bebida alcoólica junto à direção. Dos 124 veículos abordados, 12 motoristas se recusaram a fazer o teste do etilômetro, sendo aplicada as penalidades conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Um condutor foi autuado no teste de etilômetro, devido ao resultado em que foi detectado 0,11 miligramas de álcool no sangue.
As barreiras foram montadas em trechos da Rua Serafim Valandro, no Bairro Medianeira, e da Avenida Hélvio Basso, no Bairro Uglione, entre a noite deste sábado (4) e a madrugada deste domingo (5).
Durante a ação, um condutor foi flagrado conduzindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outro com a CNH vencida há mais de 30 dias, sendo aplicadas as penalidades de acordo com o CTB. Ainda, foram abordados três veículos com o licenciamento vencido, sendo que foi oferecida a opção para pagamento dos débitos pelo aplicativo bancário como prevê a Lei Estadual 55.514/2020, denominado Veículo Legal e regulamentado pelo Decreto 55.735/2021. Desses, dois motoristas optaram pelo pagamento no local, não sendo aplicada a medida administrativa de remoção, e um que optou pelo não pagamento e teve seu veículo removido, conforme prevê a legislação.
A Operação Balada Segura deste final de semana foi realizada pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) com apoio da Brigada Militar.
DADOS DA OPERAÇÃO
Veículos abordados: 124
Total de autuações: 24
Autuados por recusa: 12
Autuados por teste: 1
Testes de etilômetro: 112
Veículos removidos: 1
Fonte: PMSM