A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na tarde desta quarta-feira (20), a solenidade de reinauguração do prédio do Centro de Educação Infantil (CEI) Casa da Criança, na Rua Venâncio Aires, 2.645. O ato oficializou a entrega da edificação cujas obras ocorreram entre janeiro e novembro deste ano, e amplia a oferta de vagas na Rede Municipal de Ensino para moradores do Bairro Noal e da Região Oeste do Município.

“É uma alegria imensa estarmos aqui celebrando este momento tão importante. Eu lembro do dia em que recebi um vídeo desta escola, onde chovia mais dentro do que fora dela. Aquele dia eu fiquei com o coração apertado. Pensávamos em fazer a reforma do teto, mas decidimos que o importante seria uma escola totalmente nova. A Casa da Criança tem um simbolismo muito grande para a nossa cidade de Santa Maria. O amor com que essas professoras tratam esta escola, e com a qual trabalham aqui, fez sim a diferença para que chegássemos aqui nesta reinauguração”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom, durante o ato.

A intervenção incluiu reformas na área onde já funcionava a escola (fundos), bem como na edificação anexa (frente), de aproximadamente 50 m² de área construída. Desta forma, a nova sede da instituição passa a ter 4 salas adicionais, totalizando 13 salas de aulas novas, modernas e com mobiliário novo.

Com esta ampliação, a Casa da Criança passa de 350 para 500 vagas ofertadas em dois turnos de atividades. Destas, 224 são da etapa creche – 60 vagas Berçário II, para bebês de 1 a 2 anos; 80 vagas Maternal I, para bebês de 2 a 3 anos; e 84 vagas maternal II, para crianças entre 3 e 4 anos – e 276 da etapa pré-escola – 138 pré-A, para crianças de 4 a 5 anos; e 138 pré- B, para crianças de 5 anos a 5 anos e 11 meses. O quadro de colaboradores para o ano letivo de 2024 inclui cerca de 80 profissionais, sendo 20 professoras regentes, quatro serviços gerais, três da equipe diretiva, duas merendeiras, duas educadoras especiais, um agente administrativo e aproximadamente 50 estagiários e monitores.

“Antes da reforma, a estrutura aqui era uma coisa que aterrorizava todo mundo. Quando ia começar a chover, eu já sabia que vinham os vídeos das goteiras e infiltrações e da água que acumulava no interior da escola. Com o apoio do prefeito, todos nós compramos essa ideia juntos, de fazer com que este espaço se tornasse o que é hoje, um espaço de muita qualidade. É um espaço que, apesar de tudo, sempre cuidou muito bem de todas as nossas crianças que por aqui passaram. As professoras desta escola sempre se desdobraram para oferecer o melhor, e agora poderão contar com uma infraestrutura de alto padrão”, declarou a secretária de Educação, Lúcia Madruga, durante a cerimônia.

Escola está localizada no bairro Noal. Fotos: Marcelo Oliveira/PMSM

A OBRA

Os serviços consistiram na reforma e adequação dos sanitários, instalação de divisórias, pintura externa e interna, substituição de pisos, construção de piso inclinado para o acesso à edificação, substituição do telhado e parte elétrica, além da execução da drenagem pluvial no pátio e de instalações hidrossanitárias. Também teve demolição de paredes de alvenaria e de PVC e a construção de paredes de alvenaria e gesso para abrigar novos sanitários e salas de aula. Nos ambientes que sofreram alterações, foi feita a instalação de portas, pontos elétricos e hidráulicos, além da colocação de piso. No total, a escola possui 924,8 m² de área construída em um terreno de 2.367,82 m².

“Trabalhamos nesse projeto durante praticamente 2 anos, até que finalmente conseguimos licitar e executar essa obra. Estamos entregando uma escola praticamente nova para a comunidade, que ali é um setor de passagem da cidade, e a procura por vaga é muito grande. Justamente por ser carente de vagas nessa região, o Município acaba comprando vagas em outras instituições para atender esta demanda”, contou o secretário adjunto de Educação, Márcio Carvalho.

A empresa vencedora da licitação e responsável pela execução dos serviços é a Versalhes Incorporação e Construção LTDA, de São Leopoldo. O investimento inicial previsto era de R$ 1.652.813,91, vindos de recursos próprios do Município. No entanto, o valor final da execução dos serviços foi de R$ 2.346.949,68 em função do ajuste nos projetos, de alterações ocorridas ao longo da obra e da solicitação de novos serviços visando a melhoria da reforma.

“Estamos testemunhando a realização de um sonho compartilhado. A reforma recente da nossa escola é mais do que uma mudança de aparência, é a concretização de um desejo profundo de oferecer o melhor para nossas crianças. O telhado que era o nosso grande problema foi todo refeito, além dos dutos de escoamento do pátio, nova rede de esgoto, rede elétrica, novos complexos sanitários. Esse ano de 2023 será um marco na história da escola, pois além da concretização de um sonho, o Centro de Educação Infantil Casa da Criança está completando 45 anos, e não existe melhor presente que este. Nossa escola está linda, colorida, cheia de vida, com sorrisos, histórias, amizades e muito amor”, afirmou a diretora de CEI Casa da Criança, Elisa Dias Kummer. A instituição completará 45 anos no dia 28 de dezembro.

Em função das intervenções, algumas turmas da escola foram acolhidas no prédio do Instituto de Educação Olavo Bilac, onde permaneceram até o mês de junho, data em que retornaram para a sede da escola, onde parte das obras já estava finalizada.

Fonte: PMSM

Postagens Recentes