Moradores da Região Oeste de Santa Maria seguem o enfrentamento ao mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a zika vírus a partir de ações de planejamento da Prefeitura. A previsão é de que até o fim desta semana, mais de 170 quadras do Bairro Nova Santa Marta sejam pulverizadas com o inseticida biológico. A iniciativa, que começou na última terça-feira (6), seguirá na próxima semana nos bairros Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek.

Outra ação que é contínua durante todos os meses dos anos é o das equipes de agentes endêmicos. Na manhã desta quinta-feira (8), servidores da Vigilância em Saúde vistoriaram residências no Bairro Nova Santa Marta, enquanto em outra parte do bairro um veículo pulverizava o larvicida.

Em algumas casas foram encontrados recipientes com água parada e, até as 10h30min, em uma residência foi constatado foco do Aedes aegypti, com larvas já em fase de pupa (quando o animal está prestes a sair a fase aquática para a área). As larvas foram recolhidas e os agentes passaram orientações ao dono da residência sobre a limpeza dos recipientes e de como não acumular água. As mesmas informações foram repassadas aos moradores de todas as casas visitadas, para evitar criadouros do mosquito.

Os funcionários da Prefeitura estão sempre devidamente identificados com coletes e crachás. É necessário que os moradores autorizem a entrada dos agentes no pátio da residência. O trabalho de busca ativa pelos criadouros ajudam a reduzir a presença do mosquito e a propagação de doenças ao qual o inseto é hospedeiro.

A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.

As vias deste bairro foram escolhidas para esta ação devido ao grande número de focos do mosquito encontrados pelos agentes da Vigilância em Saúde. Mais informações sobre os casos de dengue no Município estão disponíveis no site do Governo do Estado.

Trabalho de prevenção se concentra na região oeste da cidade. Fotos: João Alves/PMSM

PLANEJAMENTO E PREVENÇÃO

Representantes do Executivo deram continuidade ao planejamento para enfrentar a infestação da doença em Santa Maria. Na quarta-feira (7), representantes de secretarias municipais estiveram reunidos para verificar o andamento das estratégias para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

“O trabalho conjunto entre as secretarias sempre teve grande efeito em Santa Maria por se tratar de uma ação de governo permanente. Contratamos mais servidores para a Vigilância em Saúde e investimos forte no trabalho de campo, mas também precisamos que a população tenha consciência e faça a sua parte”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, que participou da reunião.

A previsão é de que na segunda semana de março, integrantes do Exército reforcem as ações preventivas de combate ao Aedes aegypti, como ocorreu em 2023.

Evite o mosquito:

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;

– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;

– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;

– Mantenha tampados tonéis e barris de água;

– Guarde garrafas de cabeça para baixo;

– Recolha seus resíduos;

– Use repelente;

– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);

– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico

– Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581

Fonte: PMSM

Postagens Recentes