A Prefeitura de Santa Maria, por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), alinha os últimos detalhes para que uma das maiores festas estudantis do interior do Estado ocorra com tranquilidade e segurança. A edição 2024 da Calourada, na Gare da Viação Férrea, teve início neste sábado (9) e segue até o dia 14 de março. O evento já está na reta final dos seus preparativos e terá a atuação integrada de diferentes órgãos de segurança pública.
Durante os eventos prévios que serão realizados neste fim de semana – o Pode Chegar, hoje (9), e a Professorada, no domingo (10) –, haverá ampla disposição de câmeras de videomonitoramento e a presença de agentes de segurança. Já na Calourada, dos dias 11 a 14, será feito um controle do acesso à Gare com revista de cada pessoa que ingressar no evento.
Em todas as noites da Calourada, as atividades terão início às 19h. Os shows ocorrem até a meia-noite, a comercialização de produtos na praça de alimentação será encerrada à 1h, e a dispersão do público ocorrerá até as 2h. Informações sobre as linhas especiais de ônibus e bloqueios no trânsito você pode conferir aqui.
SEGURANÇA E TECNOLOGIA
Ao todo, 31 câmeras irão compor a tecnologia de vigilância na Gare, sendo três delas câmeras móveis inteligentes do tipo Speed Dome, com zoom digital de 45 vezes, que fornecem imagens nítidas em distâncias superiores a 1 km. Uma novidade desta edição é o uso de um software analítico com inteligência artificial (IA), que é capaz de reconhecer qualquer imprevisto em meio ao público e emitir alertas às equipes sobre movimentações incomuns.
“Teremos, na Gare, exclusivamente, câmeras com inteligência artificial aplicada. Essa tecnologia otimiza o monitoramento por parte dos operadores e visa buscar comportamento que indique algum ato de agressão, tumulto ou violência. É a tecnologia a favor da segurança pública para uma Calourada efetivamente segura”, considera o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes.
Ainda, serão empregados drones do Ciosp com sensor Eletro-Ótico e Infravermelho (Electro-Optical and Infrared System – EO/IR), também conhecido como imageador térmico. A tecnologia renderiza a temperatura nas imagens e complementa o monitoramento em caso de haver ocorrências, identificando objetos e cenários de forma inteligente.
O videomonitoramento também terá a tecnologia de reconhecimento facial, possibilitando o reconhecimento e o registro dos participantes e a busca por indivíduos infratores ou envolvidos em uma determinada ocorrência. Todas as imagens serão monitoradas em tempo real, no Ciosp, por operadores dedicados exclusivamente ao acompanhamento do evento. Esses, por sua vez, estarão em contato direto com os agentes que estarão na Gare.
ENTRADA NO EVENTO
O ingresso de pessoas no evento ocorrerá em duas triagens: a primeira com uma revista geral para identificar os itens levados individualmente pelo público, e a segunda para fazer uma busca pessoal com detectores de metais. A entrada do evento terá um contador digital de público, para mensurar a quantidade de participantes no local.
O QUE PODE E O QUE NÃO PODE LEVAR PARA A GARE
Será permitida a entrada de:
• Coolers, caixas térmicas ou sacolas térmicas
• Bebidas somente em garrafas de plástico (garrafas feitas de outros materiais não serão permitidas) ou latas
• Copos de plástico e canecas de alumínio
Não será autorizado o ingresso com:
• Garrafas de vidro
• Guarda-chuva ou sombrinha
• Qualquer item ilícito
• Armas
• Qualquer objeto sólido ou cortante que possa representar risco
“Qualquer pessoa que levar armas ou objetos que possam ser utilizados como arma será identificada, e os itens, apreendidos, para o registro de ocorrência no local. Por isso, orientamos a população que não leve nenhum objeto de metal, perfurocortante, tesouras, estiletes e canivetes”, reforça o superintendente do Ciosp.
CALOURADA SEGURA
A Guarda Municipal atuará com câmeras corporais e manterá agentes em vigilância constante por toda a extensão da Gare durante o evento, bem como em dois pontos de observação elevados, posicionados estrategicamente na área coberta, onde costuma haver a maior concentração de público. Durante o evento, três ambulâncias estarão à pronta disposição para prestar atendimento médico a quem precisar.
A Brigada Militar atuará com o policiamento ostensivo empregando o efetivo 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) e do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BP Choque), incluindo o efetivo administrativo. A Base Móvel Comunitária da corporação será instalada na Gare e, para garantir a segurança durante a dispersão do público no Centro e adjacências, o efetivo policial também permanecerá mobilizado em função da segurança e do monitoramento após o final de cada noite da Calourada.
Já o Corpo de Bombeiros Militar será responsável pela parte de segurança contra incêndio. A Polícia Civil estará presente com a Delegacia Móvel, que servirá para facilitar o atendimento e o registro de ocorrências. A Polícia Penal é responsável pela delimitação da zona de exclusão, que compreende a Gare e arredores. Caso algum apenado que seja monitorado por tornozeleira eletrônica se aproxime do evento, a Polícia Penal é alertada para que seja feita uma averiguação.
CALOURADA
A Calourada 2024 é uma realização da Prefeitura de Santa Maria e conta com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM e da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism). E a programação é feita por e para os estudantes.
A praça de alimentação ficará a cargo do DCE e da Lism e contará com lanches e bebidas com preços acessíveis. Serão mais de 15 atrações artísticas para as quatro noites de evento na Gare. As principais atrações musicais desta Calourada são: Rafa Rafuagi; Rashid; 50 Tons de Pretas; Maskavo e Ana Piccoli. O agito nas pickups ficará por conta do Dj Vini Fantin, Dj Octave, Dj Smith, Dj Marcela Lambertini, Dj VR3NO, Dj Palma, Mc Justina Monteiro e Dj Grillo Beatz. O evento também contará com a intervenção da Bateria das Atléticas e com o duelo de rimas da Batalha da Roraima.
Fonte: PMSM
Foto: Ariéli Ziegler/PMSM