Uma noite de gala no Theatro Treze de Maio marcou o lançamento da 17ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), na quinta-feira (21). Com presença de grande público, foi exibido o filme “AINDA SOMOS OS MESMOS”, do cineasta gaúcho Paulo Nascimento (foto abaixo), seguido de um bate-papo sobre a obra e sobre acessibilidade no audiovisual.

Antes da exibição do longa, os já tradicionais apresentadores do festival, Patrícia Garcia, Cândice Lorenzoni e Ricardo Paim, deram as boas vindas ao público. Os coordenadores do SMVC Luiz Alberto Cassol e Luciano Ribas anunciaram juntos as datas da realização do festival em 2024 e também o tema desta edição.

“O festival vai ocorrer de 13 a 16 de novembro e vamos instigar as produções pensarem num tema bastante importante e que estamos sentindo falta nos dias de hoje: as atividades serão estruturadas em torno da necessidade urgente da promoção de mais diálogo entre as pessoas e grupos humanos”, anunciou Luciano Ribas, complementando que as inscrições de filmes paras as duas mostras competitivas serão de 1º a 31 de julho, no site smvc.com.br.

Após exibição do filme. ocorreu um bate-papo mediado por Luiz Alberto Cassol. Fotos: Rodrigo Ricordi/Divulgação

A plateia assistiu atenta ao longa-metragem baseado no testemunho de João Carlos Bona Garcia, amigo do diretor, que sobreviveu ao confinamento na Embaixada Argentina no Chile, em 1973, durante o golpe do General Augusto Pinochet, no Chile.

Após os aplausos ao diretor pela obra apresentada, ocorreu um bate-papo, mediado por Cassol e Patrícia Garcia com Nascimento e Marilaine, que responderam questionamentos do público sobre a acessibilidade para deficientes auditivos e visuais no audiovisual.

Todo o evento teve tradução em Libras e o filme com acessibilidade completa, incluindo audiodescrição, Libras e legendas descritivas.

“Desde a primeira edição, o SMVC primou pela democratização do acesso do público ao audiovisual. E a exibição do AINDA SOMOS OS MESMOS, com a acessibilidade plena, manteve essa tradição e ainda ampliou com todos os recursos”, afirmou Luiz Alberto Cassol.

Postagens Recentes