De forma gratuita, os santa-marienses podem usufruir de consultas de reiki na Unidade Básica de Saúde (UBS) Waldir Aita Mozzaquatro, localizada na Vila Schirmer, no Bairro Presidente João Goulart. A prática, considerada uma terapia complementar integrativa, é realizada pela enfermeira responsável pela Unidade, todas as quartas-feiras, a partir das 13h, de forma individual. Não há restrição de idade, porém crianças devem estar acompanhadas por um familiar.

Conforme explica a enfermeira responsável pelas sessões e pela UBS, Fátima Vargas, o reiki consiste em uma técnica de transferência de “energia vital’’ para o paciente, por meio do posicionamento das mãos da profissional da saúde, próximas as áreas específicas do corpo de quem está recebendo o atendimento, que se posiciona deitado em uma maca. Para criar um ambiente confortável à sessão, a enfermeira diminui as luzes da sala e liga uma música relaxante. A técnica foi criada no Japão e significa o encontro da energia vital do universo com a energia que mantém o corpo físico de cada pessoa, colocando o paciente em sintonia com seu próprio ser (físico, espiritual, mental e emocional). 

Contudo, a enfermeira afirma que o reiki não exclui atendimentos psicológicos ou médicos. Por isso, antes de cada sessão, ela conversa com o paciente para compreender por qual motivo procurou essa terapia e quais seus objetivos com ela. Assim, por meio do diálogo inicial, é possível que seja realizado o encaminhamento para outros atendimentos caso necessário, como uma consulta médica, por exemplo.

“A terapia reiki não é cura, ela faz parte do processo, e é integrativa com os demais cuidados de saúde que o paciente possa precisar’’, reforça Fátima.

Como agendar uma sessão?

É necessário realizar agendamento prévio para as consultas, pois há apenas cinco horários por semana (na tarde de quarta-feira) disponíveis às sessões, que duram em média 20 minutos. Também existe a possibilidade de agendar uma consulta coletiva, mas é preciso verificar a disponibilidade.

Há duas formas de agendar: presencialmente, na UBS Waldir Aita Mozzaquatro, Rua Félix Manarin, S/N, Bairro Presidente João Goulart, ou pelo telefone (55) 3174-1590.

Fonte: PMSM

Foto: João Alves/PMSM/Divulgação 

Postagens Recentes