Em função das previsões meteorológicas indicarem fortes chuvas para a Região Central do Estado, a Defesa Civil de Santa Maria se mantêm em alerta. Nesta segunda-feira (29), equipes aguardam chamados de auxílio por parte da população e monitoram áreas consideradas de risco. Conforme a atualização do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até as 15h desta segunda-feira, isto é, nas últimas 96 horas, choveu 89,8 milímetros no Bairro Lorenzi, em Santa Maria.
A grande quantidade de chuva fez com que a água passasse por cima da ponte dos Banhados, na localidade do distrito de Santa Flora. Desde o começo deste mês, o local está interditado para o trabalho de manutenção na estrutura. Com a indicação da continuidade de fortes chuvas para os próximos dias, a Defesa Civil seguirá monitorando a situação dos rios e arroios de Santa Maria.
A Secretaria de Saúde suspendeu os atendidos na ESF Roberto Binato, na Vila Caramelo, na tarde desta segunda-feira (29). O motivo se dá pelo entupimento de uma calha, que gerou goteiras no espaço. O conserto está sendo providenciado e os usuários estão sendo avisados da suspensão dos serviços, que deverão ser normalizados nesta terça-feira (30). Para atendimentos, a indicação é que os usuários procurem os pronto-atendimentos do Patronato ou da Tancredo Neves ou a UPA 24 Horas.
Diversos pedidos de vistorias em residências por causa de alagamentos já foram recebidos pela Defesa Civil até o começo da tarde desta segunda-feira. São eles: Rua Ripper, no Bairro Campestre do Menino Deus; Rua Abílio Weber, no Bairro Lorenzi; na EMEF Martinho Lutero, no Bairro Juscelino Kubitschek; Rua Wanda de Aguiar Horta, em Camobi. Além disso, uma das entradas do Centro Desportivo Municipal (CDM) está prejudicada em função do acúmulo de água.
As equipes da Prefeitura estão prontas para atender possíveis ocorrências. Se precisar de ajuda, entre em contato por meio dos números:
Ciosp
153
(55) 99217-8122 (WhatsApp)
(55) 99167-4728 (WhatsApp)
(55) 99167-8452 (WhatsApp)
(55) 3174-1552
Defesa Civil
(55) 3174-1552 (ramal 2)
(55) 99110-7940 (WhatsApp)
Fonte: PMSM