A Corsan atualizou neste domingo (05) um novo boletim sobre o abastecimento de água em Santa Maria. Uma das bombas de captação de água da Corsan no rio Ibicuí, em Santa Maria, foi atingida por um raio no final da tarde de sábado (4), e a capacidade de abastecimento à população voltou a ficar em 60% neste domingo (5). A captação está sendo feita por um sistema emergencial que tinha sido montado pela Corsan, também no sábado, para melhorar a vazão de água, que estava prejudicada pelo rompimento de três tubulações. Técnicos da Companhia trabalharam durante três dias e duas noites para instalar essa nova estrutura e conseguiu atingir os 80% de fornecimento para a cidade no sábado. Mas sem a bomba do sistema que já operava antes, voltou a capacidade de 60% de abastecimento.

O conserto do sistema emergencial de captação começou a ser feito ainda no sábado, mas ainda não foi concluído. Nesta segunda-feira (6), uma equipe da Corsan deverá fazer também o reparo das três tubulações rompidas na área de captação de água no rio Ibicuí. Não foi possível fazer o trabalho antes porque o acesso terrestre ao local ficou impedido pela cheia e pela queda de uma ponte em Itaara.

A Corsan alerta que, em alguns locais, a água pode estar com a coloração alterada depois que as redes ficaram ressecadas com a interrupção do abastecimento. Essa mudança é causada pelo desprendimento de partículas das paredes das tubulações, e a Companhia está fazendo expurgo nas canalizações para que a coloração da água volte ao normal.

Caminhões-pipa

Para auxiliar no abastecimento da cidade, a Corsan mantém 11 caminhões-pipa e segue realizando manobras nas redes para atender de maneira alternada todas as regiões da cidade. A recomendação é que as pessoas sigam fazendo uso consciente da água, sem desperdício.

Para outras informações, estão à disposição os canais digitais da Corsan: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

 

*Com informações da Corsan

Foto: Corsan/Divulgação

Postagens Recentes