A revitalização da Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, foi entregue nesta sexta-feira (05) aos santa-marienses. O serviço de recuperação do local iniciou em junho de 2023 e é fruto da contrapartida de uma construtora para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário.

O ato de reinauguração foi marcado por uma apresentação da Banda do Maneco, que cruzou o Calçadão Salvador Isaia, outro espaço revitalizado recentemente, e chegou até o palco da Saldanha Marinho para uma bela apresentação. No sábado (06), estão previstas mais atrações (veja abaixo).

Revitalização da praça iniciou em junho de 2023. Fotos: PMSM

A história da praça

A Praça Saldanha Marinho passou a ter esse nome em 12 de janeiro de 1883, sendo inaugurada em janeiro de 1907, em homenagem a Joaquim Saldanha Marinho Filho. Antes de 1883, o espaço era conhecido como Praça da Igreja da Conceição da Matriz.

Dois dos principais pontos da Praça Saldanha Marinho foram inaugurados em 23 de julho de 1935, o coreto e o chafariz. Eles surgiram a partir de uma remodelação da praça proposta pelo então prefeito de Santa Maria, João Antônio Edler, tendo como responsável pela obra o engenheiro alemão Richard Ziemeck Klaue. Apesar das construções do chafariz e do coreto já estarem prontas desde o ano de 1933, a inauguração precisou ser adiada para aguardar a conclusão do calçamento do espaço, o que aconteceu somente dois anos depois.

O chafariz e o coreto estão associados ao imaginário de diversos santa-marienses e são um dos principais cartões postais da cidade. Devido às suas relevâncias para a identidade da cidade, o coreto e o chafariz receberam o título de patrimônio histórico e cultural de Santa Maria, e ambos fazem parte deste projeto de revitalização sendo tombados em 2002.

Programe-se:

Praça Saldanha Marinho, no Centro de Santa Maria

Sábado (6): das 10h às 13h

Atrações gratuitas: Coral Illumina, com a regente Juliana Pires, Banda da 3ª Divisão de Exército (DE), Grupo Cefasol, espaço Cris Recreações.

Postagens Recentes