A Expoagas 2024 – 41ª Convenção Gaúcha de Supermercados terminou nesta quinta-feira (22), na Fiergs, em Porto Alegre, com a participação de 63 mil visitantes e R$ 704,8 milhões em negócios concretizados entre compradores e expositores. A feira apresentou um crescimento em negócios de 8% em relação à edição passada.
O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, avaliou positivamente o evento em coletiva de imprensa realizada no final desta tarde.
“Muitos expositores atingidos pelas cheias perceberam na Expoagas uma possibilidade de virar a chave, de alavancar negócios e deflagar o seu processo particular de recuperação”, ressaltou Longo.
A Expoagas 2024, que teve como tema “Superação é a nossa marca”, reuniu 496 expositores de produtos, equipamentos e serviços. No total, foram apresentados cerca de 700 lançamentos nos três dias de feira. Ao todo, 7,1 mil empresas participaram da Expoagas 2024 – 77% varejistas. Os visitantes são oriundos de todos os estados brasileiros e de outros seis países.
Os campeões de negócios realizados nesta edição foram empresas do setor de produtos de limpeza, alimentos e equipamentos para supermercados.
Palestras
A Expoagas 2024 também teve palestras magnas com conferencistas renomados, como a jornalista Maju Coutinho, o escritor Fabricio Carpinejar, o ex-jogador Paulo César Tinga e o piloto Rubens Barrichello, que atraíram centenas de pessoas diariamente para o ciclo de aprendizado, montado sob uma estrutura provisória, com lonas e climatização, batizada de “Arena do Conhecimento”. O Teatro do Sesi, onde tradicionalmente são realizadas os painéis, foi severamente atingido pelas cheias e ficou inutilizado para a Expoagas 2024.
Na mesma arena, ocorreram as programações do Agas Jovem, Agas Mulher e Seminário Jurídico, construindo debates sobre questões relevantes da gestão e operação dos supermercados. Houve, ainda, as palestras do Centro de Aperfeiçoamento Técnico, que reuniu especialistas em áreas específicas do varejo para trazer processos e modelos do cotidiano supermercadista.
“A Arena do Conhecimento funcionou muito bem, com um misto de programações técnicas, entretenimento e musicais, contemplando diferentes segmentos e públicos. A Expoagas 2024 foi um evento de todos e para todos”, sublinha Longo.