O prefeito Jorge Pozzobom sancionou nesta quarta-feira (28) a lei que institui o dia 15 de agosto como feriado religioso em Santa Maria. A data marca a Coroação da Medianeira de Todas as Graças como Rainha do Povo Gaúcho. A assinatura ocorre em ato realizado no Santuário Basílica da Medianeira, com a presença do arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, do pároco da Basílica e reitor do Santuário de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padre Cristiano Quatrin, e do presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Badke. Esta Lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2025.

“A sanção desta lei é um ato de amor. Dom Leomar me procurou para falar sobre a intenção da data da Coroação ser um feriado e eu apoiei. Logo entregaremos o novo Parque da Medianeira, espaço público e com acesso aberto à comunidade, com adequações na infraestrutura, segurança, pista de caminhada e diversas melhorias. Assim, toda a comunidade poderá aproveitar para o lazer e também como local de espiritualidade”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

A lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores e institui, ainda, que o 8 de dezembro segue sendo Dia da Padroeira de Santa Maria, mas deixa de ser feriado municipal. A proposta foi apresentada atendendo a um pedido do próprio arcebispo metropolitano, Dom Leomar Brustolin. No documento enviado à Câmara, ele citou uma série de justificativas para alterar a data do feriado em Santa Maria para a “criação do Feriado de 15 de agosto, comemoração da Coroação da Medianeira de Todas as Graças como Rainha do Povo Gaúcho”. Ainda, o religioso segue, que após a coroação, intensificou-se entre o clero e os fiéis da igreja local o desejo de marcar a data com um feriado municipal.

“Agradeço a sensibilidade da Câmara de Vereadores por entender o que queríamos. A lei valoriza ainda mais Nossa Senhora Medianeira e também este espaço do Parque que está sendo revitalizado. O feriado de 15 de agosto marca o reconhecimento do Papa Francisco pela Coroação à Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho. Nosso objetivo é espiritual. Santa Maria tem um potencial religioso e turístico, e a devoção à Medianeira nesta cidade tem traços que merecem toda a referência histórica ao passado”, comemorou o arcebispo Dom Leomar.

Para o pároco da Basílica e reitor do Santuário de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padre Cristiano Quatrin, a data é mais um dia histórico para o Município.

“O Parque da Medianeira é o coração da cidade. Depois de tudo que o nosso Estado viveu em maio, com as enchentes, o dia 15 de agosto marca o presente que recebemos através da coroação. Obrigada a todos que estão nos apoiando e entenderam a proposta da data. O mundo tem jeito, juntos podemos transformar ele com fé, esperança e amor”, disse.

Lançamento da 81ª Romaria Estadual da Medianeira

No ato, também houve o lançamento da programação da 81ª Romaria Estadual da Medianeira, que ocorre de 8 a 10 de novembro de 2024. O tema desta edição é Salve Rainha, Esperança Nossa. Dom Leomar explicou que a definição do tema e da programação da Romaria considerou dois relevantes acontecimentos recentes: a catástrofe climática que afetou todo o Rio Grande do Sul e a Coração Pontifícia da Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho.

Nesta edição do evento religioso, serão realizadas as Pré-Romarias, onde a Rainha do Povo Gaúcho vai ao encontro dos fiéis: 22 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias de Cacique; 29 de setembro, na Paróquia São Roque de Faxinal do Soturno; 13 de outubro, na Paróquia Mãe de Deus de Tupanciretã; e 20 de outubro, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Restinga Seca.

O arcebispo lembrou que há grande expectativa para esta edição em função de novidades, como um espaço para receber os fiéis e a comunidade com várias atividades, o Domus Mariae (a obra da livraria), a Casa do Mate, o Medianeira Kids e a Tenda da Rainha.

Melhorias no Parque da Medianeira

O Parque da Medianeira passa por obras para melhorias na infraestrutura. Está em andamento a construção da pista de caminhada. No início deste mês, a Prefeitura de Santa Maria assinou um termo de parceria para as melhorias.

Com o termo, o Parque da Medianeira torna o espaço público e com acesso aberto à comunidade, e receberá adequações com segurança, iluminação, banheiros, pista de caminhada e corrida e pracinha para as crianças. A empresa responsável pelos serviços é a BK Construções com apoio da empresa Brita Pinhal. O investimento do Executivo Municipal é de R$ 1,5 milhão, com recursos próprios. O prazo é de 180 dias úteis para a conclusão da obra.

O Parque da Medianeira passa por obras para melhorias na infraestrutura. Fotos: João Alves/PMSM

Fonte: PMSM

Postagens Recentes