O 7 de setembro tem reconhecimento nacional pelo Dia da Independência. Para celebrar a data, a Prefeitura de Santa Maria, por meio de diversas secretarias, promove a Semana da Pátria, que encerra com o Desfile Cívico, na Avenida Medianeira, neste sábado (7). A via está em preparação e o palco, onde estarão autoridades civis e militares e de onde será realizado o cerimonial, está sendo montado entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro. Para melhor receber o público, o Executivo trabalha na organização, limpeza e sinalização ao longo da avenida. Conforme a Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas 2024, mais 15 mil pessoas devem desfilar neste sábado. Às 8h, ocorre o hasteamento das bandeiras, e a partir das 8h30min, passam as tropas pela Avenida Medianeira, entre a Avenida Ângelo Bolson e a Rua General Neto (saiba abaixo como será o funcionamento do trânsito).

Neste ano, a Semana da Pátria tem como tema nacional o “Centenário da União dos Escoteiros do Brasil”, e como tema estadual os “40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU”. Em Santa Maria, os homenageados serão os voluntários que trabalharam nos pontos de coleta de donativos e abrigos após as fortes chuvas de maio deste ano. A homenagem tem o slogan “Santa Maria: superando desafios através da união”.

Assim, no Desfile Cívico, além da participação de instituições civis, de Ensino Superior, escolas públicas e particulares, empresas e grupos motorizados, haverá uma ala dos voluntários. Para organizar o grupo, a Prefeitura convidou os voluntários, que foram contatados via telefone a partir do cadastro feito na apresentação deles ao serviço de auxílio.

Além dos serviços de trânsito e de segurança, o Executivo Municipal também organiza pontos ao longo da avenida com banheiros químicos e cestos de lixo. Também haverá a atuação de servidores municipais na limpeza da via e entorno. Após o desfile, ainda na Avenida Medianeira, ocorre a solenidade de encerramento da Semana da Pátria 2024.

As atividades alusivas à Semana da Pátria iniciaram-se em 20 de agosto com o acendimento do Fogo Simbólico da Pátria, na Praça General Osório (Praça do Mallet). Já na manhã desta quinta-feira (5), ocorreu a Solenidade Cívica na Câmara de Vereadores. A cerimônia contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, de representantes da Guarda Municipal (GM), de vereadores e de autoridades civis e militares (fotos em anexo).

A Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas 2024 tem representantes da Prefeitura Santa Maria; Câmara Municipal de Vereadores; 3ª Divisão de Exército; Base Aérea de Santa Maria; Brigada Militar; Polícia Rodoviária Federal; Universidade Federal de Santa Maria; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Câmara dos Dirigentes Lojistas; Arquidiocese de Santa Maria; 13ª Região Tradicionalista; União dos Escoteiros Do Brasil; Comando Regional de Bombeiros e Polícia Federal.

VACINAÇÃO

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, terá uma tenda na Avenida Medianeira neste sábado para atender a população com vacinação de rotina e contra a gripe. A estrutura será montada no estacionamento do posto de gasolina da Rua Floriano Peixoto, próximo à farmácia. O atendimento será das 8h30min ao meio-dia. Podem se vacinar crianças acima de 6 meses, adolescentes e adultos. É necessário apresentar documento de identificação com foto.

BLOQUEIOS E DESVIOS

Em função do desfile cívico-militar, a Prefeitura informa que das 22h desta sexta-feira (6) até a 1h deste sábado (7), a Avenida Medianeira, entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro, estará bloqueada. A interrupção do trânsito é necessária para a pintura das raias do desfile. Após o término do serviço, o fluxo de veículos no trecho volta a ser liberado.

A partir das 6h30min de sábado, as ruas do entorno da Avenida Medianeira terão bloqueios para a organização dos participantes do desfile. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) liberará as vias após a cerimônia de encerramento da Semana da Pátria, que deve ocorrer por volta das 13h.

A medida busca dar segurança às instituições que vão participar do desfile e evitar interrupções pelo tráfego de veículos. As áreas delimitadas dão conta da própria avenida, por onde transcorrerá todo o desfile, e das áreas de concentração das entidades. Também haverá alterações em linhas do transporte público urbano (veja mais sobre abaixo).

Motoristas, atenção!

O bloqueio de veículos se dará do trecho ao longo de toda a Avenida Medianeira, entre a Avenida Ângelo Bolson e a Rua General Neto. Também haverá bloqueio nas avenidas Hélvio Basso e Ângelo Bolson, no sentido Bairro-Centro, para a concentração do desfile. Será possível transitar nas avenidas Ângelo Bolson e Hélvio Basso somente no sentido Centro-Bairro.

Há pontos onde o bloqueio se inicia a partir das 6h30min, que são: Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias; Avenida Medianeira com a Rua Floriano Peixoto; Rua Marquês do Herval com a Rua Dom Pedro II.

Agentes de trânsito estarão nos principais pontos de bloqueio para orientar o tráfego de veículos desde antes das 6h30min.

PONTOS DE BLOQUEIO

1) Avenida Hélvio Basso, sentido Sul-Norte (Bairro-Centro), retorno no Leve Mais Atacado

2) Hélvio Basso cruzamento Rua Carlos Uhr

3) Rotatória das avenidas Hélvio Basso com Medianeira

4) Avenida Ângelo Bolson com Rua Dr. Zamenoff

5) Dr. Zamenoff com Rua Papa Leão XIII

6) Dr. Zamenoff com Rua Morotin

7) Rua Appel com Rua Farrapos

8) Rua Appel com Rua Inconfidentes

9) Rua Visconde de Pelotas com Rua Inconfidentes

10) Visconde de Pelotas com Farrapos

11) Visconde de Pelotas com Maurício Cardoso

12) Barão do Triunfo com Daltro Filho

13) Barão do Triunfo com Farrapos

14) Travessa Medianeira com Farrapos

15) Raposo Tavares com Felipe D’Oliveira

16) Avenida Presidente Vargas com Rua Duque de Caxias

17) Rua Serafim Valandro com Rua Francisco Manoel

18) Serafim Valandro com Felipe D’Oliveira

19) Rua João Belém com Medianeira

20) Presidente Vargas com Floriano Peixoto

21) Floriano Peixoto com Felipe D’Oliveira

22) José Bonifácio com Acampamento

23) Acampamento com Gaspar Martins

24) Gaspar Martins com Dezenove de Novembro

25) Gaspar Martins com Medianeira

26) Medianeira com General Neto

27) Fernando Ferrari com João Rolim

28) Fernando Ferrari com Conrado Hoffmann

29) Dezenove de Novembro com Travessa Paraíba

30) Paraíba com Travessa Paraíba

31) Doze de Outubro com José Carlos Kruel

32) Floriano Peixoto com Vinte e Quatro de Fevereiro

33) Marquês do Herval com Dom Pedro II

34) Dr. Theodorico com Duque de Caxias

35) Heitor Campos com Dr. Thedorico

36) General Osório com retorno no Residencial Madre Paulina

37) Cândida Vargas com Dezenove de Abril

38) Viaduto da Uglione (BR-392 com BR-158)

Usuários do transporte coletivo

O itinerário de linhas do transporte coletivo que transitam pela região será alterado a partir das 6h30min deste sábado até o término do desfile. Além disso, algumas paradas de ônibus serão suprimidas e transferidas. O Consórcio do Sistema Integrado Municipal (SIM) indica que os usuários do transporte público confiram o aplicativo Urmob para acompanhar as mudanças de itinerários e horários das linhas neste sábado.

Paradas de ônibus suprimidas e transferidas

Rua do Acampamento:

A parada de ônibus localizada na Rua do Acampamento (Frizzo/USE) será transferida para a Rua José Bonifácio em frente à (Ortopedia Rozaulo), entre as ruas General Neto e do Acampamento;

Usuários da linha Santos/Urlândia, sentido Centro-Bairro, deverão realizar o embarque junto ao paradão da Rua Pinheiro Machado.

Avenida Medianeira:

As paradas da Avenida Medianeira serão suprimidas nos dois sentidos (Centro-Bairro e Bairro-Centro);

O mesmo vai ocorrer com as paradas de ônibus no sentido Centro-Bairro da Avenida Dores (em frente ao Supermercado Rede Vivo e da agência bancária do Banrisul). O embarque e desembarque deverá ser realizado na parada de ônibus da Rua José Bonifácio (Ortopedia Rozaulo) ou em frente ao Royal Plaza Shopping.

Avenida Ângelo Bolson:

No sentido Centro-Bairro, não haverá alteração dos pontos de embarque e desembarque;

No sentido Bairro-Centro, os usuários deverão se deslocar até as paradas da Avenida Presidente Vargas.

Avenida Hélvio Basso:

No sentido Bairro-Centro, os usuários do transporte coletivo devem buscar as paradas da BR-392 ou da Avenida Presidente Vargas.

ITINERÁRIOS DO TRANSPORTE COLETIVO:

A linhas Camobi Fernando Ferrari, Carlos Gomes, Universidade, São José – Km 3, Brigada Itararé no sentido Centro-Bairrro: Rua do Acampamento, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamin Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira, seguem itinerário normal. No sentido Bairro-Centro, durante o bloqueio viário para estas linhas, não haverá alteração no itinerário.

As linhas Casa de Saúde e Jardim Berleze, no sentido Centro-Bairro: Rua do Acampamento, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamin Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira, Avenida Dores, Alameda Buenos Aires, Travessa Cassel, Avenida Fernando Ferrari, seguem itinerário normal. No sentido inverso não haverá alterações no itinerário.

As linhas Santos, Passo das Tropas, Minuano, Pau a Pique, Capivara no sentido Centro-Bairro: Rua do Acampamento, Rua Pinheiro Machado, Avenida Presidente Vargas, Avenida Ângelo Bolson, Avenida Hélvio Basso, seguem itinerário normal. No sentido Bairro-Centro: BR-158, Travessa

Moreira, Rua Orlando Fração, Rua Carlos Gomes, Avenida Presidente Vargas, seguem itinerário normal.

A linha Urlândia, no sentido Centro-Bairro: Rua do Acampamento, Rua Pinheiro Machado, Avenida Presidente Vargas, Rua Orlando Fração, segue itinerário normal. Já no sentido Bairro-Centro realiza o contorno da rótula da Uglione BR-287, Travessa Moreira, Rua Orlando Fração, Rua Carlos Gomes, Avenida Presidente Vargas, após segue itinerário normal.

A linha Circular Sul: Avenida Presidente Vargas, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamin Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira, e segue itinerário normal.

As demais linhas do Transporte Coletivo não sofrerão alterações.

SEMANA DA PÁTRIA 2024

Tema nacional: Centenário da União dos Escoteiros do Brasil

Tema estadual: 40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU

Tema Municipal: voluntariado, com o slogan “Santa Maria: superando desafios através da união”

HOMENAGEADOS E DESTAQUES*

Destaques Locais

– Policial Rodoviária Federal aposentada Liana Cassol Comassetto

– Professor Livio Imbere da Jornada Pereira

– Professora Lenira Motta Soares

*Os homenageados como destaques locais foram escolhidos pela Comissão Executiva pelos relevantes serviços prestados à comunidade santa-mariense nas suas áreas de atuação.

Homenageados Institucionais

– 80 anos do 29º Batalhão de Infraestrutura Blindada (BIB) – Batalhão cidade de Santa Maria

– 95 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

– 85 anos de fundação do grupo Escoteiro Henrique Dias

– 60 anos Grupo Escoteiro Melvin Jones

– Centenário das instalações do Regimento Mallet – 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GACAP)

– Centenário das instalações do Regimento Mallet- 3º GACAP

– 80 anos do Parque Regional Manutenção/3

– 40 anos do Grupo de Folclore Germanico Immer Lustig

– 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)

Homenageados In Memoriam

– Soldado Marcelo Rodrigues Centeno

– Agente da Guarda Municipal Natalin Pedroso Alves

ESCOLAS MUNICIPAIS

– Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aracy Barreto Sacchis – 70 anos

– EMEF Hylda Vasconcellos – 90 anos

– EMEF Perpétuo Socorro – 60 anos

– EMEI Vila Vitória – 40 anos

ESCOLAS ESTADUAIS

– Colégio Estadual Manoel Ribas – 70 anos

– Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Walter Jobim – 50 anos

PROGRAMAÇÃO

DESFILE CÍVICO DA PÁTRIA

Dia: Neste sábado (7)

Local: Avenida Nossa Senhora Medianeira

Horários: 8h (hasteamento das Bandeiras)

8h30min (início do Desfile)

Fonte: PMSM

Foto: EB/Divulgação

Postagens Recentes