A Avenida Medianeira foi palco do tradicional Desfile Cívico da Pátria neste sábado (7), Dia da Independência do Brasil. Conforme a organização, cerca de 15 mil pessoas desfilaram, sendo aproximadamente três mil militares. Já no público, a estimativa é que 25 mil pessoas prestigiaram a parada da Pátria, conforme os órgãos de segurança. Entre a plateia, foi possível encontrar crianças com os rostos ou cabelos pintados com as cores da bandeira do Brasil e pessoas enroladas na bandeira nacional.
Estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, além de pelotões do Exército, da Aeronáutica, da Brigada Militar, entre outras entidades, cruzaram a avenida para exaltar o amor à Pátria.
Após o Desfile Cívico, ocorreu a cerimônia de encerramento oficial da Semana da Pátria 2024, com a extinção do Fogo da Pátria. Mas antes, uma centelha foi retirada do Fogo Simbólico para uni-la à Chama Crioula.
Neste ano, a Semana da Pátria teve como tema nacional o “Centenário da União dos Escoteiros do Brasil”, e como tema estadual os “40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU”. Em Santa Maria, os homenageados foram os voluntários que trabalharam nos pontos de coleta de donativos e abrigos após as chuvas de maio. A homenagem teve como slogan “Santa Maria: superando desafios através da união”.
Fonte: PMSM