Para ampliar o serviço de atenção e segurança de crianças e adolescentes, foi inaugurado o Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (CRAI) Santa Maria. A solenidade ocorreu no Auditório Gulerpe, dentro do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), na segunda-feira (23). O equipamento é um serviço multidisciplinar que atende casos de suspeita ou confirmação de abuso sexual de crianças e adolescentes entre zero e 18 anos. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, cederá uma psicóloga e uma assistente social do quadro de servidores para atuarem no CRAI, por oito horas semanais.

Este é o sétimo Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil inaugurado no Rio Grande do Sul. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, pontua que a cidade se torna referência para o serviço aos 33 municípios da Região Centro. Contudo, reforça que a entrega do CRAI não é algo a ser celebrado.

“Nós não comemoramos esta inauguração porque o que queríamos mesmo era não precisar de um serviço como este. Eu disse a mesma coisa quando inauguramos o Centro de Referência em Combate a Violência Contra a Mulher. Mas já que é preciso, que tenhamos os melhores lugares para atender a quem precisa. E o que me preocupa muito são os casos que não chegam ao nosso conhecimento. Então, espero que o CRAI, além de lugar de acolhimento e atendimento destas crianças e adolescentes, seja um espaço que dê coragem para que as pessoas façam denúncias”, pontuou Pozzobom.

A secretária adjunta do Estado da Saúde, Ana Lúcia Pires Afonso da Costa, comentou que o CRAI utilizado pelos municípios da Região Centro era o de Porto Alegre, o que dificultava os atendimentos. Na solenidade, ela representou o governador do Estado, Eduardo Leite.

“Vimos que era preciso interiorizar o serviço e colocar um Centro de Referência mais próximo da população desta área. Como foi citado, gostaríamos de não precisar de um serviço como este, mas já que é necessário, zelamos por um local de excelência para nossas crianças e adolescentes. Agradecemos a todas as instituições envolvidas no processo de implementação e de funcionamento deste CRAI, como a cedência de duas profissionais do Município, do espaço no Husm. Tudo isso é fundamental para termos um equipamento de qualidade para a população”, destacou Ana Lúcia.

O Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil Santa Maria terá sede junto ao Husm, com atendimentos aos 33 municípios da Região Central, que são de abrangência da 4ª CRS. Os encaminhamentos serão feitos a partir das denúncias de suspeita ou casos confirmados de violência sexual de crianças e adolescentes.

O local conta com um médico clínico, uma enfermeira, um técnico em enfermagem, uma psicóloga, uma assistente social e um farmacêutico. Os atendimentos serão direcionados a partir das necessidades da vítima.

A implementação do CRAI em Santa Maria tem cooperação técnica da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), da Secretaria Estadual da Segurança Pública, com interveniência da Polícia Civil (PC) e do Instituto Geral de Perícias (IGP); do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS); e do HUSM/Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – EBSERH.

Fonte: PMSM

Foto: Eduardo Ramos/PMSM

Postagens Recentes