A Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, comunica que neste sábado (30), em todo o território de Santa Maria, ocorrerá a demonstração de um novo sistema de alertas de desastres extremos por parte da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul.
A ferramenta utiliza a tecnologia cell broadcast na rede de telefonia móvel. Quando acionada, todos os celulares de uma determinada região exibem um aviso de alerta na tela, vibram e emitem um bipe contínuo por cerca de 10 segundos. O objetivo é preservar vidas em caso de catástrofes climáticas, como as fortes chuvas que atingiram o Estado em abril e maio.
O primeiro alerta demonstrativo será emitido às 15h de sábado, em Santa Maria e outras 35 cidades gaúchas. Todas as pessoas que estiverem em Santa Maria, sejam moradores ou visitantes, receberão o alerta. Não é necessário nenhum cadastro prévio e o alerta será recebido mesmo que o celular esteja no modo silencioso ou sem créditos.
Com a emissão do alerta, a seguinte mensagem de texto será exibida no formato pop up, sobrepondo-se ao conteúdo que eventualmente esteja sendo acessado no celular:
“Defesa Civil: DEMONSTRACAO do novo sistema de alerta de Emergencia no RIO GRANDE DO SUL. Mais informacoes, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.
Diferentemente das notificações via SMS, que chegam gradativamente aos usuários, as mensagens via cell broadcast são recebidas quase que instantaneamente por todos os usuários. Após a visualização do conteúdo, será possível utilizar o telefone normalmente. A orientação é que a população fique tranquila, pois esse alerta é meramente demonstrativo e simula o uso da tecnologia em uma situação real.
TECNOLOGIA
O desenvolvimento e implementação da funcionalidade é coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desde outubro de 2022, junto das prestadoras Claro, Tim, Vivo, Algar, Sercomtel, Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia Móvel (Conexis) e órgãos de Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
A obrigação das prestadoras de transmitirem gratuitamente mensagens de alertas de desastres dos órgãos de defesa civil à população foi estabelecida pelo art. 15-B da Lei Federal nº 12.340/2010, a partir da alteração promovida pela Lei nº 12.983/2014.
No Estado, o sistema será operado pelo Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil, que funciona em Porto Alegre e é o setor responsável pela emissão de alertas no território do RS. A funcionalidade estará disponível em todo o território gaúcho a partir do dia 4 de dezembro, e será utilizada apenas em casos de desastres extremos ou severos, que envolvam risco iminente à população.
Fonte: PMSM
Foto: João Alves/PMSM