A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (18), em Santa Maria e Rosário do Sul, a Operação Carta Marcada, desdobramento da Operação El Viajero, voltada à repressão ao tráfico internacional de drogas, principalmente de skunk, MDA e maconha.
Na ação desta quarta-feira foram apreendidos dois veículos, uma arma de pressão e aparelhos celulares. Também foram implementadas as medidas cautelares impostas pelo Poder Judiciário em face de dois investigados, como: proibição de contato com os demais investigados; uso de monitoramento eletrônico; proibição de saída do município de residência; proibição de aproximação de áreas de fronteira, até 150 km dos limites territoriais; recolhimento domiciliar noturno durante a semana e integral nos finais de semana e feriados.
Investigação iniciou em 2022
A investigação teve início em outubro de 2022 com a abordagem de um homem pela Brigada Militar, em Santa Maria, com 5 quilos da droga MDA e R$ 390 mil em espécie, que passou a ser investigado pela Polícia Federal.
As diligências realizadas no âmbito da Operação El Viajero revelaram que o indivíduo integrava uma associação criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas. O grupo transportava drogas sintéticas e valores em espécie do Brasil para Montevidéu, no Uruguai, retornando ao país com cargas de skunk e maconha.
O nome “Carta Marcada” sugere algo predeterminado ou manipulado, como em jogos onde uma carta é marcada para favorecer alguém. No contexto da operação, o título faz alusão à suposta atuação de um advogado, que, ao invés de exercer sua função de forma legítima, estaria conscientemente usando sua posição para facilitar o tráfico de drogas, agindo de forma premeditada e desonesta. A expressão remete à traição, manipulação e desvio de função.
Foto: PF/Divulgação