Avança a obra no primeiro setor da Praça Saldanha Marinho, em frente ao Theatro Treze de Maio, no Centro de Santa Maria. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, acompanha cada etapa e, atualmente, é realizada a concretagem no entorno do canteiro, que receberá bancos ao redor. Uma equipe da Construtora Jobim, empresa responsável pela obra, também trabalha na finalização da instalação de condutores elétricos e hidráulicos, que ficam sob o pavimento de concreto. Nos próximos dias, a previsão é de que sejam colocadas telas de aço em preparação à etapa de concretagem do piso, que deve ocorrer até o final deste mês de julho, se a previsão climática permitir.

Os tapumes próximos à Rua Venâncio Aires sinalizam o local em obras. No local, já foram realizados os seguintes serviços: retirada da camada inferior ao basalto; de parte das lajes de concreto do piso e dos bancos; nivelamento; e compactação do terreno com base de brita. Também ocorreu a construção de caixas de passagem para as redes elétrica e hidráulica, e feito um dreno para não acumular água na caixa elétrica, além da construção da armação entorno do canteiro.

Neste primeiro quadrante, os serviços ocorrem em 735 metros quadrados que correspondem ao primeiro setor da praça. A área total é de 5.829 metros quadrados. A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada no dia 5 de junho deste ano, com a retirada do piso.

A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Fotos: João Vilnei/PMSM/Divulgação

REFORMA

Conforme o projeto, a obra será dividida em oito etapas e executada por áreas. A revitalização inclui a remoção do piso, novo contrapiso e pavimento, drenagem pluvial, iluminação, paisagismo e restauro do coreto e do chafariz. Durante os serviços, os locais estarão sinalizados para orientar a população. Ainda em janeiro deste ano, uma equipe da Prefeitura realizou a substituição das galerias de esgoto e de escoamento da água pluvial no subsolo da Praça, entre a Casa de Cultura e os banheiros públicos.

A revitalização da Praça Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.

Fonte: PMSM