Santa Maria apresentou ao coordenador-executivo do Núcleo de Trabalho da Nova ESA, general de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, a estrutura da cidade e suas potencialidades para receber a nova Escola de Sargentos do Exército (ESA). Em ato realizado no Centro de Adestramento-Sul (CA-Sul), no bairro Boi Morto, na tarde de quarta-feira (24), o prefeito Jorge Pozzobom mostrou o projeto em 3D de como ficaria a construção da ESA no município.
“Estamos preparando tudo com muito amor, nós queremos cuidar da família militar. Santa Maria está unida em busca da ESA. Nós temos certeza que essa escola virá pra cá. Agora chegou a nossa vez”, afirmou Pozzobom.
Porém, para que o sonho se torne realidade o município terá que vencer a disputa com Ponta Grossa, no Paraná, e Recife, capital de Pernambuco. A ESA atende 2,4 mil alunos por ano, sendo que 1,1 mil se formam a cada ano. A expectativa é que o investimento na cidade, caso Santa Maria vença a disputa, gire em torno de R$ 1,2 bilhão.
“Queremos garantir que o local a sediar a nova ESA tenha toda a estrutura para atender a família militar. E essa decisão não é minha, é do alto comando do Exército. Meu papel é avaliar todos os aspectos e passar os dados para eles”, explicou o general Joarez.
Após o ato de apresentação foi realizada uma coletiva de imprensa.
Imagens: Ariéli Ziegler/PMSM e Reprodução