O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Maria realizou a 1ª edição da Feira das Oficinas durante o mês de outubro. A atividade coordenada pelos socioeducadores do Case teve como objetivo divulgar e comercializar o material produzido pelos adolescentes nos diversos cursos ministrados na unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), a fim de contribuir para a continuidade da fabricação das peças.
O evento foi realizado no dia de visitação de familiares, o que trouxe maior integração com os jovens. Atualmente, o Case oferece aos socioeducandos sete oficinas, sendo duas de Crochê, coordenadas pelas agentes socioeducadoras Rozimara Copatti e Gilce de Jesus; de Arte e Pintura, ministrada por Marizeti Machado, além de Costura e Tapeçaria, dada por Maria de Fátima Brum; Pintura em Madeira, com Maria Elena Cardias e oficina de Mandala e Plantas Medicinais, com a socioeducadora Isolete Bolzan. Os cursos são coordenados pela técnica Lorete da Rosa Bastos.
A ideia da atividade surgiu a partir do interesse das oficineiras em ampliar o alcance das obras produzidas em sala de aula. A psicóloga do Case, Katiusci Lehnhard Machado, falou sobre a importância da iniciativa. “Os adolescentes que participaram e puderam ter essa experiência ficaram encantados em ver seus produtos expostos”, afirmou. A sugestão deu tão certo que será definitiva: na primeira quarta-feira de cada mês será realizada uma nova edição da Feira.
Entre os produtos comercializados estão origamis, filtro dos sonhos e tapetes. No próximo encontro, já estarão disponíveis produtos para o Natal e em cada peça haverá uma etiqueta com o nome do jovem responsável pela obra.
*Com informações do Governo do Estado
Crédito da foto: Divulgação/FASE