O general de Exército Fernando Azevedo e Silva, que assumirá o Ministério da Defesa no governo de Jair Bolsonaro, confirmou ontem (21), os nomes dos próximos comandantes do Exército, Marinha e da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Exército será comandado pelo general Edson Leal Pujol, 63 anos, que também já seria o substituto natural por ordem de antiguidade. Para assumir o cargo, Pujol deixará o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, em Brasília. O general, que adota um estilo mais reservado, é natural de Dom Pedrito e já chefiou o Comando Militar do Sul  e a 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Santiago (RS). Nos atos 70, Pujol e Bolsonaro participaram da mesma turma na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

A Aeronáutica será comandada pelo tenente-brigadeiro-do-ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que estava no comando-geral de pessoal da Força Aérea Brasileira (FAB).

Para o comando da Marinha, foi indicado o almirante de esquadra Ilques Barbosa Júnior, atual chefe do Estado Maior da Armada (EMA), o segundo posto na hierarquia da Força.

Os três oficiais cuja patente é o equivalente a general quatro estrelas são integrantes do alto-comando das Forças Armadas.

 

 

Crédito da foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA