A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, realizou na noite desta quinta-feira (3), no Mercado da Vila Belga, o lançamento do LabCriativo, uma iniciativa intersetorial para promover encontros voltados à criatividade, ao conhecimento e à tecnologia.

“Esta entrega de hoje, aqui no Distrito Criativo, é a mais importante que estamos fazendo. Tivemos outras realizações muito importantes aqui no centro histórico e na Vila Belga, como, por exemplo, a iluminação pública, apontado como o principal problema na época da concepção do Distrito; e questões como a própria pavimentação e drenagem, que antes eram deficitárias e hoje já resolvemos. Mas a abertura do LabCriativo nesta noite traz justamente aquilo que motiva o Distrito Criativo: as pessoas. E aqui vamos estar trabalhando com pessoas, capacitando e qualificando empreendedores criativos, uma missão nobre, importantíssima e fundamental para que possamos ter cada vez mais o Distrito Criativo consolidado”, afirma o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo.

O LabCriativo está localizado no Mercado da Vila Belga – empreendimento ligado ao Distrito Criativo Centro-Gare – e busca desenvolver habilidades, por meio de cursos, seminários, workshops e palestras sobre empreendedorismo, criatividade, inovação, tecnologia, marketing e gestão. No site do LabCriativo há uma lista de cursos e workshops que são ofertados a partir de interesse do público. Os eventos são gratuitos, e contam com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Quando eu acabo de falar com dois empreendedores da economia criativa lá de Arroio do Só, agradecendo o incentivo e o apoio, eu fico feliz. Talvez, os outros governantes – e não estou culpando nenhum – não tiveram essa visão. E o Rodrigo Decimo, nosso vice-prefeito, que é o coordenador desse projeto, teve essa visão de empreendedorismo, e eu achei o máximo. Eu e o Decimo temos uma característica marcante: nós não tratamos da mesma coisa, e cada um cuida de uma parte. Por isso que digo que ele é o prefeito do Distrito Criativo. Essa construção coletiva sob a coordenação dele é um sucesso absoluto, e o LabCriativo vai dar vez e voz aos empreendedores criativos da nossa cidade”, declara o prefeito, Jorge Pozzobom.

O LabCriativo está localizado no Mercado da Vila Belga. Fotos: Ariéli Ziegler/PMSM/Divulgação

O prédio do Mercado da Vila Belga é um imóvel alugado pela Prefeitura, possui quatro andares, mais de 20 salas e área total de 2.700 m². Atualmente, está em reformas e recebe as mobílias doadas pelo Sicredi. A edificação será ocupada pela Secretaria de Cultura e pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM) da Secretaria de Educação. O complexo também contará com auditório, espaço coworking, cozinha, sala de reuniões, laboratórios, depósito, banheiros e acesso à Gare pelo subsolo. O LabCriativo fica no térreo e é o primeiro dos espaços do prédio a ser finalizado.

“Ficamos muito felizes por estarmos iniciando uma caminhada, uma história de um espaço que é para compartilhar conhecimento e colocar no mesmo lugar pessoas que possam trocar experiências. Com isso a gente pode resolver problemas da cidade de forma criativa e unir tecnologia, educação, cultura e inovação. A felicidade é maior ainda por contar com uma pessoa que é importantíssima no tema da economia criativa, que é a Ana Carla Fonseca. Espero que todos que vieram aqui tenham aproveitado bem”, diz a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

A iniciativa contou com a palestra “O que faz uma cidade ser criativa? Convertendo criatividade em potencial de negócios”, ministrada pela consultora e especialista em cidades criativas, Ana Carla Fonseca. Administradora, economista e doutora em Urbanismo, a profissional faz parte de projetos de economia criativa para mais de 30 países, e também para a Organização das Nações Unidas (ONU) e para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

“É muito inspirador estar aqui, em especial neste dia que culmina uma série de esforços engendrados ao longo dos últimos anos e marca o início de uma outra fase dentro desse processo de desenvolvimento. Também é muito gratificante porque é perceptível que esta é uma iniciativa de vários atores dentro dessa governança compartilhada que uma cidade exige para se reinventar. Pude notar que essa vontade de somar para transformar o contexto é algo muito convergente, e essa é a coisa mais preciosa e mais difícil de se achar quando a gente discute cidade criativa. Para que isso possa ser alavancado e ser sustentável, é necessário ter essa governança muito compactuada, e isso eu sinto que aqui existe”, considera a consultora Ana Carla Fonseca.

O evento também foi prestigiado por Pedro Ubiracy Dias Ferreira, presidente do conselho de administração do Sicredi, e André Godoi, diretor e superintendente do Sebrae RS, acompanhados de demais representantes da Prefeitura de Santa Maria.

O show da cantora local Paola Matos antecedeu a palestra. 

Fonte: PMSM/Divulgação