Para ampliar a abrangência das políticas públicas em prol da segurança alimentar e nutricional, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou, na noite desta segunda-feira (26), a entrega dos equipamentos e a assinatura do termo de permissão de uso da Cozinha Comunitária Tancredo Neves. A iniciativa foi celebrada em ato no Centro Comunitário do Bairro Tancredo Neves, Avenida Paulo Lauda, 705, onde a unidade funcionará.

Esta é a 10ª cozinha comunitária entregue à população pelo Executivo, tendo como objetivo atender famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar no Bairro Tancredo Neves, oferecendo acesso a uma alimentação saudável e de qualidade. A Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves é a instituição encarregada da operação, que está prevista para iniciar em março.

“Política pública se faz com transparência, responsabilidade e seriedade. Por isso que no nosso governo não fazemos promessas, mas sim assumimos compromissos. E prova desse compromisso que temos com o combate à fome em Santa Maria foi a reforma, modernização e reabertura do Restaurante Popular e as nossas dez cozinhas comunitárias, todas muito bem equipadas e que fazem uma diferença imensurável na vida daqueles que mais precisam”, declarou o prefeito Jorge Pozzobom na cerimônia.

Esta é a 10ª Cozinha Comunitária entregue pelo Município. Fotos: João Alves/PMSM

A unidade tem estrutura para fornecer 1,2 mil refeições por mês. Com este quantitativo, o Executivo ultrapassa a marca de 30 mil refeições prontas fornecidas mensalmente em todo o Município, sendo 11,6 mil somente na Região Oeste. O espaço atende a uma demanda antiga da Associação Comunitária, que desenvolveu o projeto em conjunto com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

“É muito emocionante a gente ver o quanto essa comunidade trabalha pela sua população. O Município tem feito muito pelo combate à fome, e trabalhamos com a comunidade para viabilizar mais uma cozinha comunitária. 100% dos alimentos que a Prefeitura compra para as cozinhas comunitárias são da agricultura familiar, ou seja, trabalhamos pela segurança alimentar de Santa Maria ao mesmo tempo em que contribuímos com as associações, cooperativas e pequenos agricultores”, considera o vice-prefeito Rodrigo Decimo durante o ato.

Para o funcionamento da cozinha comunitária, o Executivo Municipal investiu aproximadamente R$ 10 mil para a compra dos itens básicos, como fogão, geladeira, utensílios e embalagem para a refeição ser armazenada e entregue para as famílias. A Prefeitura também fornece arroz, feijão, hortifrúti e proteína animal (frango e ovos) – por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que adquire alimentos dos agricultores familiares que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

“Estamos trabalhando pelo acesso à alimentação, que é um direito garantido na constituição. Temos um compromisso com o combate à fome, e com mais esta cozinha comunitária, iremos assegurar que as famílias que estão em vulnerabilidade social, que estão em insegurança alimentar, tenham uma alimentação adequada. Com esta que é a décima cozinha comunitária, vamos passar a entregar 11,6 mil refeições por mês aqui na Região Oeste”, pontua o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

Estiveram presentes no ato o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, Ronaldo Pozzobon, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social, representantes da Associação Comunitária do Núcleo Habitacional Tancredo Neves e moradores. Também compareceram os vereadores Alexandre Vargas, Adelar Vargas e Luci Duarte, representando o Poder Legislativo, e o comandante do 2º Esquadrão da Zona Oeste, capitão Schubert, representando a Brigada Militar.

Cozinhas comunitárias 

As cozinhas são espaços comunitários destinados a promover o acesso à alimentação adequada para a população em situação de insegurança alimentar. São estruturas físicas, localizadas em áreas carentes, nas quais ocorre o preparo e a distribuição de refeições. Também, nas cozinhas comunitárias, são desenvolvidos cursos profissionalizantes, bem como atividades de educação alimentar e nutricional e de inclusão social.

O objetivo da Cozinha Comunitária é ampliar o acesso a uma alimentação adequada e saudável, com prioridade para as famílias e pessoas em situação de insegurança alimentar, sendo elas, prioritariamente, os usuários que são cadastrados pelas entidades conveniadas responsáveis pelas cozinhas. Atualmente, o Município conta com dez cozinhas, abrangendo diversas regiões da cidade (conforme lista abaixo). O município firma Convênio com as entidades sociais para a instalação deste equipamento público.

• ASSOCIAÇÃO DO CENTRO COMUNITÁRIO INFANTIL DO BAIRRO CAROLINA | Rua Pedro Álvares Cabral, nº 218 – Bairro Carolina

• SOCIEDADE MERIDIONAL DE EDUCAÇÃO – SOME | Rua Irmão Cláudio Rohr, nº 150 – Santa Marta

• ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA FRANCISCO SPINELLI | Rua Auta de Souza, nº 10 – Vila Pôr do Sol

• OBRA SOCIAL NOSSA SENHORA DO TRABALHO | Rua Oliveira Mesquita, nº 10 – Bairro Salgado Filho

• OBRAS SOCIAIS DO CENTRO ESPÍRITA FRATERNIDADE CHICO XAVIER | Travessa Gramado s/nº – Vila Lorenzi

• PARÓQUIA SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA – CAPELA SÃO PEDRO | Rua Iraí, nº 49 – Vila Pérsio Reis, Bairro Itararé

• INSTITUTO PEDAGÓGICO SOCIAL TABOR – CENTRO DE REFERÊNCIA FAMILIAR RECANTO DO SOL | Rua Angelim Bortoluzi, n°485 – Bairro Camobi

• ASSOCIAÇÃO MISSIONÁRIA EVANGELÍSTICA VALENTES DE DAVI DE SANTA MARIA | Rua Antonio Porto Alegre, n° 201 – Bairro JK

• ONG MÃOS UNIDAS PELO CIPRIANO | Rua Niterói, n° 500 – Parque Pinheiro Machado

• COZINHA COMUNITÁRIA TANCREDO NEVES | Avenida Paulo Lauda, nº 705 – Bairro Tancredo Neves

Fonte: PMSM

Postagens Recentes