A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Santa Maria, desencadeou a “Operação Foss” em combate ao enriquecimento ilícito através da comercialização de drogas e armas de fogo em Santa Maria. Foram presos 28 indivíduos, sendo seis prisões em flagrante e 22 preventivas. Um helicóptero da Polícia Civil foi utilizado na operação que mobilizou 135 policiais.

“Com o aumento nos delitos de homicídios e, tendo em vista, que estes crimes estão relacionados ao tráfico de drogas, a Draco deflagrou essa operação para que a cidade volte à normalidade”, ressaltou o diretor do Departamento de Polícia do Interior, Anderson Spier.

A investigação teve início no mês de julho de 2023. Ao longo de nove meses, constatou- se que pelo menos 25 indivíduos são ligados aos líderes de uma facção. A quadrilha atua no comércio de drogas, associação para o tráfico e venda de armas de fogo. Dois dos investigados determinavam a logística das ações criminosas direto da Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM).

“Além das prisões, a operação resultou na apreensão de três armas de fogo, drogas, um carro e diversos celulares”, ressaltou o delegado André Diefenbach, titular da Draco.

Três armas de fogo e uma pequena quantidade drogas foi apreendida na operação. Fotos: PC/Divulgação

Prisões foram realizadas em vários bairros

Foram cumpridas 48 ordens judiciais, sendo 24 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão nos Bairros Lorenzi, São João, Caturrita, Itararé, Parque Pinheiro Machado, Zilda Arns, Carolina, Passo da Areia, Centro, Nova Santa Marta, Vila Rossi, Dores, Diácono João Luiz Pozzobon, Rosário, Camobi, Salgado Filho, Campestre do Menino Deus, além de ordens judiciais cumpridas nas cidades de São Gabriel e Caxias do Sul.

Simultaneamente, foram também cumpridos mandados de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM) e Presídio Regional de Caxias do Sul (PIC).

A operação foi coordenada pelo delegado regional Sandro Luís Meinerz e pelo Delegado André Sesti Diefenbach, titular da Draco de Santa Maria, e contou com apoio de servidores das cidades de Santa Maria, Júlio de Castilhos, São Sepé, São Pedro do Sul, Dona Francisca, Nova Palma, Tupanciretã, Itaara, Ivorá, Silveira Martins, Cachoeira do Sul, São Francisco de Assis, Santiago, Cruz Alta, Bagé, Santo Ângelo, São Gabriel, Agudo, Faxinal do Soturno, São João do Polesine e Rosário do Sul.

Operação mobilizou mais de 130 policiais.

Postagens Recentes